Como já vimos neste conteúdo, o controle da qualidade é necessário para qualquer indústria, e com a produção de compensados não é diferente. Para garantir um produto adequado e a satisfação de nossos clientes é necessário o cuidado com cada processo, desde o recebimento da matéria-prima até a embalagem e entrega final. Além disso, este processo não deixa de lado os setores que não estão ligados diretamente ao produto, como setores administrativos.
Por muito tempo, o controle da qualidade foi visto como a procura por defeitos nos produtos e serviços. Porém, é muito mais do que isso. O controle da qualidade deve estar presente em todos os processos, garantindo que o produto saia com as especificações técnicas corretas para garantir o melhor para o consumidor final.
Porém, são diversos os fatores que podem influenciar na má qualidade de um produto, que incluem o material, qualificação da mão-de-obra, falta de inspeções, descalibração dos equipamentos de medição, umidade e temperatura do ambiente, entre outros. Tudo isso torna o controle de qualidade algo complexo e importante. Por isso, separamos algumas dicas de como tornar esse processo mais simples e eficaz dentro de sua empresa:
Organização e planejamento
Para todos os processos, é necessário ter um planejamento do que será feito, como será feito e quais são os resultados esperados com esta ação. Conheça a fundo sua empresa, seus produtos e processos para ter uma visão completa de tudo o que está acontecendo e tudo o que pode ser melhorado.
Uma ferramenta que ajuda na solução de problemas é o PDCA (Plan, Do, Check, Act ou Planejar, Fazer, Checar, Agir). Com esta ferramenta você não só identificará os principais problemas em seus processos como também as possíveis soluções para eles.
Primeiro, no item Planejar, você irá identificar pontos que precisam de melhoria e possíveis medidas para serem executadas; no Fazer, será executado e implementado o plano elaborado; o Checar irá permitir que seja feita uma análise de resultados e possível mudança e reavaliação; e por fim, no Agir, as novas práticas se tornam um padrão de qualidade.
Certificação
A Certificação é um processo de avaliação a sua empresa, que irá definir se ela está apta a produzir e fornecer produtos ao mercado, e se está cumprindo os requisitos que cumpriu a atender. Muitas empresas, atualmente, exigem certificações específicas quando buscam o fornecimento de algum material, então a certificação é importante não somente para garantir a qualidade ao consumidor final como também para manter sua empresa ativa na competitividade do mercado.
A principal certificação para as indústrias atualmente é a ISO 9001, que possui normas para implementação e monitoramento de técnicas visando a otimização dos processos. Além desta, outras normas também são importantes, como a ISO 14001, que possui diretrizes voltadas para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), ou seja, na garantia da proteção ambiental e sustentabilidade; e a ISO 17025 que objetiva a garantia da realização das tarefas e processos com precisão em laboratórios de calibração e ensaios.
Para possuir uma certificação, a empresa precisará ter um conhecimento das normas estabelecidas e implementá-las em seus processos. A certificação ocorrerá após uma empresa especializada fazer auditorias para garantir que todos os requisitos estejam sendo cumpridos.
Treinamento e envolvimento dos colaboradores
Para que a qualidade seja efetiva dentro de sua empresa, é de extrema importância que toda a equipe esteja engajada na melhoria dos resultados. Não somente para a função que lhe foi designada, os treinamentos também são importantes para que todos os colaboradores entendam a importância da qualidade e como eles podem contribuir para que ela seja garantida na empresa. Motive seus colaboradores e compartilhe seu conhecimento com eles para que eles também valorizem a qualidade em seu setor.
Conheça seus fornecedores
De nada adianta sua empresa possuir todas as certificações necessárias e dar início à implementação das técnicas de qualidade se seus fornecedores não seguirem os mesmos passos. Por isso, antes de fechar um negócio para a compra de matéria-prima, equipamentos, medidores, insumos e outros materiais, pesquise todas as opções disponíveis e faça uma análise detalhada dos produtos.
Faça auditorias internas periódicas e verifique se os princípios daquela empresa são os mesmos que os da sua empresa. Além disso, fique atento: nem sempre os produtos com os valores mais atrativos serão os mais adequados. Um produto de qualidade inferior pode gerar ainda mais custos e dores de cabeça para sua equipe.
Avalie os resultados
Faça constantemente a medição dos resultados de qualidade, lembrando sempre de ter a melhoria contínua como foco. Analisando o desenvolvimento, fica ainda mais eficaz a tomada de decisões de acordo com fatos e dados concretos. Para a medição de resultados, os KPIs (Key Performance Indicators) são grandes aliados, pois fazem uma comparação entre a situação pretendida (meta) e a situação atual (resultado).
Não esqueça de dar prioridade também para os feedbacks de seus clientes, afinal são eles os beneficiados com seu produto. Além de corrigir possíveis falhas, estes feedbacks podem gerar novas maneiras mais produtivas de garantir a qualidade do produto.
Manter o controle da Qualidade não é fácil, exigindo atenção e planejamento para conseguir manter a conformidade. Mas com persistência, busca por informações e disciplina de toda a equipe, o sistema se torna muito mais simplificado e fácil. A Nicawe garante os melhores padrões de qualidade para seus produtos, então não deixe de conferir!