Assim como a pressão, temperatura e densidade, a umidade é uma variável que precisa estar controlada, fazendo toda a diferença para as propriedades físicas e utilização materiais como areia, concreto, madeira, papel e pedra. Para escolher o material que irá medir esta umidade, primeiramente é necessário compreender que há dois tipos de medidores: os de sensor capacitivo e sensor resistivo. Confira em nosso conteúdo algumas informações sobre eles:
Medidores de sensor resistivo
Em relação aos medidores resistivos, a resistência elétrica é medida colocando uma diferença de potencial entre eles e medindo a corrente resultante. No caso da umidade, sendo a água uma condutora, a resistência diminui conforme há o aumento de água, o que significa um maior teor de umidade no material. Porém, alguns materiais normalmente variam o teor de umidade do meio da peça em relação à superfície, com o centro mais úmido. Então possivelmente vários testes deverão ser feitos para que a medição seja conclusiva.
Medidores de sensor capacitivo
Os medidores de sensor capacitivo ou reativo são conhecidos por evitar a corrosão, o que faz com que tenham uma vida útil maior em comparação aos resistivos. Eles são compostos de sensores metálicos que são encostados no material que se deseja medir a umidade, por isso são chamados de medidores de contato.
Esses sensores servem como pólos de um capacitor que aumenta sua capacitância quando colocamos algum tipo de massa dielétrica (isolante) entre seus eletrodos, onde as cargas são armazenadas. A água presente faz com que este dielétrico varie e esta variação é medida e traduzida em umidade relativa. A partir disso, há uma média da umidade da peça. Como o medidor capacitivo atua apenas em contato, ele é menos agressivo ao material.
Já identificou qual dos dois medidores é o mais adequado para seu projeto? Então entre em contato conosco e faça um orçamento de nossos produtos! E se ainda possuir alguma dúvida sobre a umidade dos materiais, não deixe de conferir em nosso blog mais dicas e informações!